quarta-feira, julho 13, 2005

Astérix é NOSSO!!!


O irredutível bracarense

Mais um furo jornalístico! A prova material de que Asterix é, na verdade, português de gema, mais propriamente de Braga.

Uderzo e Goscinny limitaram-se a plagiar um homem de seu nome Borges, trolha da construção civil, que emigrou para a França, tal como milhares de outros bravos lusitanos, em busca de melhores condições de vida.

Esta fotografia deita por terra toda e qualquer alegação por parte dos franceses que a personagem principal da aldeia dos irredutíveis gauleses fosse uma representação do querer e da força do povo de origem francófona. Quanto muito poder-se-à falar de um irredutível bracarense, que partiu por essa Europa fora com a missão de representar o homem lusitano em todo o seu esplendor, com o já típico e mundialmente conhecido bigode à Artur Jorge e o cabelinho curtinho à frente e empanturrado atrás.

o facto desta nova prova ter conhecido a luz do dia ajuda também a reforçar a teoria que as restantes personagens de relevo das ditas aventuras são baseadas em figuras do praça pública portuguesa, como Margarida Martins (Obélix) ou Paulo Portas (já confirmado como o modelo que serviu de base à constituição da personagem "arroteada" de Assurancetourix).

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olha o meu primo Borges... É um castiço.
Olhamos para um gajo assim, com aquele sorriso malandro e adivinhamos o típico portuga vivaço, amigo duma noite curtida de copos e histórias bem contadas. É ou não é ?
Obrigado pela visita ao meu blogue. O teu é fixe, li vários posts e gostei. Um abraço.

18/7/05 15:42  
Blogger Nórdico said...

... O Paulo Portas não será mais o "bardo" ??? Obrigado por nos revelares mais uma das nossas riquezas escondidas ...

18/7/05 19:44  
Blogger Unknown said...

há gente que consegue ainda ter este cromos, parabens, ainda do tempo docepeda do belenenses o gajo com uma barriga que era obra.

18/7/05 21:36  
Blogger Leididi said...

É pá, muito bom...

22/7/05 14:40  

Enviar um comentário

<< Home