sexta-feira, abril 15, 2005

Petiscos brasileiros de pé


A entrada de "Expresso Brasileiro" Posted by Hello


Antes da apreciação crítica ao estabelecimento em questão torna-se relevante introduzir este post, o primeiro de muitos que pretendem servir de roteiro gastronómico aos leitores, destacando as melhores casas de restauração de Lisboa. Posto isto, a crítica.... Qualidade.
Esta é a primeira palavra que ocorre quando se fala no estabelecimento de restauração ambulante Expresso Brasileiro, onde tudo – nome, avançado, decoração, cozinha, serviço e boião de cinco litros de molho shoarma– suscita afectividade e espontânea adesão. A designação advém do facto de, tanto o dono como os funcionários do estabelecimento, serem todos originários do Brasil, esse paraíso no que toca a sabores. Robson Pitbull, o dono, deu vida a este pequeno espaço com apenas um avançado onde se organiza uma mesa com quatro cadeiras, tudo de plástico e apenas para os clientes com cartão da casa, em plena Praça de Espanha, junto à saída do metro e à praça de táxis, arranjado com simplicidade e bom gosto, características também presentes na culinária que praticam e na forma como recebem os clientes.
Com uma ementa que repousa sobretudo nas carnes, destaca-se o prato X-tudo, uma mescla de diferentes carnes que repousam no topo de uma “cama” de alface cortada à ralador, arranjadas a preceito dentro de um pão de pita, com um ligeiro travo a molho shoarma, acompanhado por umas batatas fritas na hora, servidas dentro de uma carteira de papel, e um copo de vinho tinto à pressão da casa. Igualmente apetitoso é o menu x-hamburguer, onde o cliente se poderá deliciar com um genuíno hambúrguer de vaca, criteriosamente colocado num pão de pita, com o sabor aveludado e único que só uma chapa de roullote pode oferecer à carne.
A carta de vinhos é curta mas criteriosa onde, para além do já referido vinho tinto da casa, o Expresso Brasileiro também tem para oferecer vinho Josel, branco ou tinto, de castas seleccionadas, para além de imperial ou lata de cerveja da Sagres. Nas sobremesas, o destaque vai para o chocolate Twix, servido num prato de café, com o invólucro ainda por abrir, com um guardanapo dobrado segundo a antiga arte japonesa do origami, ou um pacote de pipocas da Dan Cake, igualmente servido numa xícara de café.
Expresso Brasileiro é um negócio familiar mas em ampla expansão devido, sobretudo à qualidade intrínseca dos alimentos com que serve os clientes ávidos de proteínas e ao baixo preço por refeição, que ronda os cinco/seis euros por pessoa, com um copo de vinho incluido. Uma casa a visitar portanto.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito mau!!!! ;P

Lara

17/4/05 00:15  
Anonymous Anónimo said...

Qual é meu xapa! gozar com a coltura brasileira meu irmão. Não se faz pô!!!! Nós no Brasiu têmos muito boa comida. por este racismo é que portuga é gozado no Brasiu.
Pô, Xó di bola

19/4/05 22:56  

Enviar um comentário

<< Home