domingo, julho 24, 2005

Tal como Ícaro...


A capa do album e os rostos do projecto Posted by Picasa

Hoje deparei-me com mais uma pérola, pérola essa que me foi dada a conhecer, tal como os filmes do Patrick Swayze e do Van Damme, pela minha irmã, que teve a infelicidade de parte da adolescência dela ter apanhado os anos oitenta.
Corria o ano de 1992 quando ela, um dia, chega a casa com um cd intitulado ecstasy, da banda joker, o pôs a tocar e começou a acompanhar a voz melodiosa, qual rouxinol das power ballads, de Tiago Gardner, um ex-presidiário, (responsável pelos hediondos crimes de sodomia em cães vadios, na zona da Buraca, em Lisboa) ao qual foi oferecida uma segunda oportunidade na vida, através deste projecto, materializado em conjunto com Luis Páscoa, (o baterista e necrófilo em tratamento), Hugo Granger (baixista e ex-modelo do catálogo da cenoura, que caiu em desgraça após ter iniciado uma viagem em espiral descendente no mundo das drogas e da homossexualidade), José Vasconcelos (teclista transsexual e prostituto) e Paulo Ferreira (guitarrista e ex-dealer de cocaina, na escola primária de Alcoitão, onde bateu o recorde de chumbos consecutivos em qualquer estabelecimento de ensino em Portugal, com 27 chumbos na segunda classe).
A banda deu-se a conhecer ao mundo através do seu hit single Easy come and go, que ironicamente, hoje poderá ser olhado como a música que sintetiza toda a carreira da banda, uma power ballad com preponderância da guitarra de Paulo Ferreira, mestre na arte de a espremer totalmente, a cada acorde que interpretava, com uma secção ritmíca, onde Luis Páscoa trabalhava a bateria como se não houvesse amanhã e Hugo Granger trabalhava o estilo como Miguel Angelo trabalhou os tectos da Capela Sistina e Vasconcelos acompanhava nas teclas, qual Rachmaninov do século XX.
A banda rapidamente captou a atenção dos media e se tornou o expoente máximo do Hair Metal em Portugal, género musical que teve o seu apogeu em meados dos anos oitenta, com bandas como Bon Jovi, Def Leppard ou Poison, onde a laca para o cabelo era tão ou mais importante que os riffs poderosos e as vozes estridentes dos respectivos cantantes.
Igualmente percursores no estilo, tornando a primeira banda portuguesa a trabalhar tanto no campo musical como no visual, como se pode constatar pela elaborada capa apresentada acima, ou as indumentárias dos elementos do grupo, onde pontificam as botas texanas (estreia total em Portugal e génese de uma moda que ainda hoje perdura), os blusões de cabedal coloridos, usados sobre o tronco desnudo ou as calças justas e com lantejoulas, os Joker passaram como um tufão no universo teenager nacional, arrebatando corações de jovens totalmente desprovidas de protecção contra o magnetismo animal do grupo de cinco Ádonis latinos, com os seus corpos chiselados na construção civil e a sua penugem no peito, sedimentada por anos e anos de sol mediterrânico, jogos do SL. Benfica, coiratos, cerveja, vinho, broa e chouriço.
A sua ascenção baseou-se também nos concertos da banda, autênticos espectáculos de luz, cor e som, onde os cinco jovens, autênticos animais de palco, se atreviam em saltos arrojados e movimentos pélvicos capazes de derreter o coração de Manuela Ferreira Leite, sempre repletos de fãs estridentes, humidade relativa superior a 90 por cento, peitos sub-desenvolvidos, cartazes com dizeres como "Gardner, faz-me um filho no rabo", "Páscoa, as minhas entranhas são tuas", "Vasconcelos, comigo era só metê-los", "Granger, faz de mim a tua cueca de carne" ou "Ferreira, VIOLA-me as partes podengas, aqui e agora".
Tal como a sua ascenção aos tops nacionais, também a sua queda foi meteórica, muito por culpa da falta de estrutura mental de Tiago Gardner, completamente deslumbrado com a vida de rockstar, conduzindo a carreira da banda para o fundo, num tortuoso caminho de alcool, drogas e senhoras de meia idade com bigodes de fazer inveja a qualquer adolescente de 14 anos.
O culminar do caminho da banda aconteceu quando Gardner foi internado de urgência no centro de saúde de Moimenta da Beira, em coma alcoólico, resultado do beber excessivo antes de um concerto, marcado para a noite desse mesmo dia, o dia do encerramento das festas da terra, em homenagem à Nossa Senhora do Cabo do Caralho.
Tal atitude rotulou a banda, dentro do meio musical português, de "pouco profissional", "moucos do caralho" ou "padrúncios do caralho semelhantes ao Tony Ramos, mas saídos de uma obra qualquer da Tapada das Mercês", levando à extinção da mesma e ao arruinar dos sonhos de milhares de jovens, sedentas da voz estridente de Gardner, dos riffs de Ferreira, dos dedos mágicos de Vasconcelos, do ritmo de Páscoa ou do cabelo de Granger.
Após o culminar do projecto, cada elemneto seguiu o seu caminho, abandonando o mundo da música. Tiago Gardner, de momento lava carros numa bomba da repsol, perto de Sete Rios, Hugo Garner encontra-se neste momento indiciado como testemunha no processo Casa Pia, em virtude de ter crescido na instituição, Luis Páscoa tornou-se bate chapas numa oficina na Reboleira, José Vasconcelos mudou de sexo, passando agora a chamar-se Lady Di e agora é dançarina de shows eróticos num clube da Bobadela, chamado Dancing Carnuncha e Paulo Ferreira tornou-se num conhecido empresário da restauração, dono da cadeira de roullotes Bar 115, espalhadas um pouco por toda a Lisboa, debaixo de um qualquer viaduto.
em suma, apenas mais uma carreira promissora destruida pelo deslumbramento que só uma vida de rockstar pode proporcionar...

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostava de conhecer esses milagrosos heróis, que sempre me fascinaram e tiveram o meu coração. Eu até pensava neles naqueles momentos de especial prazer. Por favor dêem-me o contacto de pelo menos um deles. Se fizerem isso o meu coração (e tudo o que queiram) também será vosso. Com amor, Bernarda dos Faróis

24/7/05 14:01  
Anonymous Anónimo said...

E que tal começares a falar na tua colecção de cd's que incluía, entre outras, Kylie Minogue, Kim Wilde, e por aí fora. Será vergonha???

Eu não em envergonho nada de ter passado parte da adolescência nos anos 80. Mas, se bem te lembras, nunca me ouviste a cantar...

Vá, desvenda os teus segredos!

4/8/05 17:27  
Blogger der_letzte_mann said...

pois, mas estás a negar que compraste e cantavas as musicas dos JOKER é?
tenho testemunhas que dizem o contrário:P

4/8/05 19:32  
Anonymous Anónimo said...

Não mego que comprei o cd, ainda o tenho, mas agora cantar acho muito difícil que alguma vez me tenhas ouvido. Nunca ninguém me ouviu...

Mas não tenho vergonha da minha adolescência, nunca me desfiz de nada dessa altura.

Vá lá, começa lá tu a falar da tua colecção de cd's e posters dessa altura...

6/8/05 11:19  
Anonymous Anónimo said...

hugo tudo bem ehehe muito mau a critica mas uma coisa seija dita , o gajo que escreveu isso e um GANDA PANALEIRO, nao haja duvidas ouve o 2 album troll e ves o k e uma banda de rock a seria JOKER FOREVER paulo ferreira.

17/1/06 01:49  
Anonymous Anónimo said...

bom aquele meu post foi um pouco mau, estive a ler isto com + calma e fartei-me de rir, posto isto esta muito fixe a paciencia para escreveres isto... deves ter tido bastante trb ehehe lol , um abraco pa ..... TEMOS PENA. paulo ferreira.

20/1/06 03:18  
Anonymous Anónimo said...

... José Vasconcelos (teclista transsexual e prostituto)...
... ummmmhhh!!! ....
Vamos lá ciselar essa frase!:
- teclista transsexual - "Troca as teclas pretas pelas teclas brancas...!"
- prostituto - "Pápa as tias a troco de $$$".....
... aunhh!!!
A princípio é facil mas depois tenta lá "Papar o dinheiro a troco de tias??!!?..."

22/1/06 07:40  
Anonymous Anónimo said...

Podem não gostar dos Joker mas eu adoro a que foi a melhor banda de Hard-Rock Portuguesa de sempre, por isso se se quiserem desfazer do primeiro cd deles (Ecstasy) eu ainda vos pago por isso! Quem o tiver e queira despachar que me contacte para slate75@gmail.com

Abraços

Slate

9/4/08 11:18  
Anonymous Anónimo said...

Hugo!!... se por acaso voltares a este blog envia-me o teu contacto ou o do Tiago... ando há uma porrada de meses para conseguir entrar em contacto convosco e por acaso encontrei este post teu...
Andy...


linus.andy@gmail.com

23/6/08 22:41  
Anonymous Anónimo said...

Já vai tarde mas vai: É das coisas mais estúpidas que já li. O texto é francamente mau, cheio de adjectivos e tretas inventadas à pressão. Não conhecias os Joker e nada do que está escrito é verdade.
Resumindo: és um idiota.
Hugo: não te vejo há mil anos e gostava de voltar a falar contigo! :)

1/3/09 21:49  
Blogger der_letzte_mann said...

tarde? nao, sao so 4 anos de diferenca!

1/3/09 22:33  
Anonymous Anónimo said...

Jornalista

Há uma enorme diferença entre sentido de humor e diarreia verbal. O texto podia manter a essência, mas ter sido escrito com graça e arte, mas não foi o caso. É pretencioso, sensaborão e baratucho. Ter piada não é vomitar uma sequência de frases, mal adjectivadas e construídas; ter piada é nascer com um dom, e Vossa Excelência não o tem. Mas está convencido do contrário. Nada mais triste. Quanto aos Joker, foi um pecado deixar cair o seu talento no "desemprego", mas não é fácil ser artista nesta nossa terra. Entrevistei-os, em tempos. Espero que ainda rasguem uns acordes de vez em quando, que pelo menos o dom persista. Salvé!

2/12/09 22:13  
Anonymous Nemrod said...

Sem rodeios... Parti-me todo a rir com o que li agorinha mesmo! Faço-o porque consegui finalmente o Ecstasy nos últimos dias... Fica bem lá na colecção, embora de facto seja mais um fetiche que o gosto pelas imensas músicas da qual só ressalta mesmo em primeira instância o "easy come...".
Agora falta só o EGG NIGHTMARE, esse sim um bom álbum!!!!!
Não percebo como alguém leva a mal esta crónica, que denota apenas sentido de humor.
Se alguém quiser vender o EGG NIGHTMARE é só contactar... (embora isto vá com 5 anos de atraso...)

3/2/10 15:34  
Anonymous Anónimo said...

OH MEU GANDA FILHO DA PUTA! DEVIAS LEVAR COM UM TRONCO PELO CU ACIMA CARALHO! ISSO É TUDO INVEJA DOS JOKER?? VAI TA FODER

23/5/10 02:19  
Anonymous  said...

mas esta gente vota, foda-se?!? por isso é que isto anda assim... e o sentido de humor? tá na peida, é?!? labregos dum corno...
os Joker fizeram parte da minha adolescência, mas desapareceram... é fodido.
agora este texto, porra, tá demais=)
e esse tal de "jornalista"... epá, mas donde é que tu vens, man?!? vais e pegas nos adjectivos e sei lá mais no quê... jasus... que tristeza!
bem haja aos Joker, ou pelo menos àquilo que me fizeram sentir em tempos (com o sem intenção), e outro bem haja ao gajo que escreveu isto há já século e meio=)
para os palhaços que se sentiram picados nas nalgas: epá, foda-se... o que me ri com as vossas verborreias!

24/8/11 04:21  

Enviar um comentário

<< Home